Festa das Neves

30/07/2017 - Escrito para o Correio da Paraíba
Já estamos vivenciando a festa em homenagem a Nossa Senhora das Neves: padroeira da cidade de João Pessoa e do estado da Paraíba. O Novenário, neste ano, tem a seguinte temática: “Maria, Mãe da Divina Caridade”. A caridade é Jesus Cristo - a caridade divina. Ele que veio fortalecer a nossa vida, o nosso coração, com a convicção de que o amor tem um poder que transforma a vida. Então, refletindo sobre “Maria, Mãe da Divina Caridade, queremos abrir o nosso coração para o compromisso da nossa vida cristã.

“Maria dirigiu-se apressadamente a uma casa de Judá” (Lc 1, 39). Esse gesto da Mãe de Deus toca no coração de todos e mostra o seu espírito caridoso. Somos um povo marcado não somente pelas dores provocadas pela ingerência dos que governam o país, como também pelas sufocantes consequências das reações da natureza que clama por mais atenção. Por isso sobrevivemos pela caridade de Deus, que nos acode nesses momentos. A caridade é o fruto de quem muito ama. “Deus amou tanto o mundo que nos deu o seu Filho único” (Jo 3, 16). Nosso Deus é premissa dos que amam, por isso delega todas as gentes a praticar esse amor vivendo a caridade.

Maria, filha dileta, peregrina da caridade, em seus apressados passos, vai ao encontro dos que esperam por melhores dias. Há 300 anos, nas águas do Rio Paraíba do Sul, mais exatamente no vilarejo de Guaratinguetá (SP), Maria surge em meio às angústias de um povo vitimado pelos abusivos valores dos impostos da época. A Mãe da Caridade socorre seu povo, providenciando uma miraculosa pescaria, aliviando, assim, as necessidades daquela gente. Mais tarde, há 100 anos, a Virgem da Caridade se mostra a três pequenos pastores para dizer ao mundo que o seu Deus está do lado dos homens e mulheres necessitados, os mais pobres.

Nosso Estado, nossa Cidade e nossa Paróquia das Neves atualizam e celebram a presença de Nossa Senhora ao longo da história, que já se somam 432 anos de pura fé em Deus. Esperamos que a Festa das Neves seja uma festa muita bonita, participativa, e por isso foi montada uma programação que começou no dia 27 e que segue, todos os dias, com Missa e Novena, às 19h30, na Catedral, até o dia 4 de agosto. E no dia 5 teremos algo um pouco diferente, que é a entrega do Pálio pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello, ao Arcebispo - o Pálio, que eu fui receber do Papa Francisco, em Roma, será investido, imposto a mim, no dia 5, na Missa das 9h. Então fica o nosso convite para todos que puderem participar deste momento tão importante!

Dom Manoel Delson
Arcebispo Metropolitano da Paraíba