Seminário divulga programação de conclusão do ano

02/12/2017 - Confira!

Programação de conclusão do Ano Seminarístico 2017 do Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição:

Dia 29/11: Reunião dos Bispos e Formadores do Seminário com o Reitor e os Coordenadores dos Cursos de Filosofia e Teologia da UNICAP, às 14h, na Sede do Regional NE II da CNBB, no Recife.

Dia 1/12: Formatura dos Seminaristas Filósofos da Arquidiocese da Paraíba e demais concluintes do 3º ano do bacharelado em Filosofia da UNICAP.
Seminaristas concluintes:
1 - Anderson André da Silva (Paróquia Nossa Senhora das Graças/Várzea Nova, Santa Rita-PB);
2 - Cláudio Meireles de Aquino (Paróquia Sagrado Coração de Jesus/Alto das Populares, Santa Rita-PB);
3 - Éliton Costa da Silva (Paróquia São João Batista/Conj. Mutirão, Bayeux-PB);
4 - Jardel Gonçalves Ferreira (Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São João Batista/Sobrado-PB);
5 - Pedro Patrício de Souza Neto (Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves/João Pessoa).
Celebração Eucarística presidida por Dom Henrique Soares, Bispo de Palmares-AL, às 19h, na igreja do Carmo de Olinda (PE). Coquetel após a Celebração.

Dias 2 e 3/12: Retiro para os Seminaristas Maior e Propedêutico da Arquidiocese da Paraíba.
Pregador: Dom Frei Severino Batista de França, Bispo Emérito da Diocese de Nazaré da Mata (PE).
Tema: “Aspectos da vida espiritual do seminarista - Ratiofundamentalis”.
Local: Sede do Seminário Arquidiocesano da Paraíba, em Apipucos, no Recife.
Hora: início com a Celebração Eucarística, às 7h do sábado, concluindo com o almoço no domingo.

De 5 a 8/12: Tríduo da Imaculada Conceição - “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).
Local: Sede do Seminário Arquidiocesano da Paraíba, em Apipucos, no Recife.
Dia 5, às 9h: abertura do Tríduo: “O dom do sacerdócio: Maria Santíssima, fortaleza das vocações”.
Celebrantes: os neo-sacerdotes da Arquidiocese da Paraíba: Cristino, Edilson, Erionaldo e José Cláudio.

Dia 6, às 9h: segundo dia do Tríduo: “Bom Pastor: aquele que, como a Virgem Maria, leva Cristo aos irmãos”.
Celebrantes: Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson (que conferirá o Ministério de Leitor aos Seminaristas João Paulo Ricarte e Manoel Viana), padres formadores, confessores e diretores espirituais do Seminário e demais sacerdotes da Arquidiocese da Paraíba.

Dia 7, às 9h: terceiro dia do Tríduo: “Maria, estrela da nova evangelização”.
Celebrantes: Pe. Paulo Sérgio Monteiro (Vigário Episcopal do Vicariato Recife-Várzea, local onde situa-se o Seminário), demais padres do Vicariato e das Paróquias de Pastoral dos Seminaristas.

Dia 8, às 7h: Solene Celebração da Imaculada Conceição.
Celebrante: Dom Antônio Tourinho Neto (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife).

Dia 8, à noite: subida ao Morro da Conceição para Celebração Eucarística presidida por Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife.

Dia 9/12: Conclusão do Ano Seminarístico na cidade de João Pessoa - Celebração Eucarística em Ação de Graças pela Colação de Grau dos Seminaristas Filósofos e momento festivo com as famílias dos Seminaristas e demais benfeitores do Seminário Arquidiocesano da Paraíba.
Local: Sede do Seminário Arquidiocesano da Paraíba, no Castelo Branco, em João Pessoa.
Hora: 17h.
Preside a Celebração Eucarística: Pe. Luiz Carlos Machado de Souza Filho, Reitor do Seminário Arquidiocesano da Paraíba.
Demais concelebrantes: padres formadores, diretores espirituais, confessores do Seminário e demais sacerdotes da Arquidiocese da Paraíba.

De 12 a 26/12: Pastoral de férias dos Seminaristas.
Local: Paróquias da Região Pastoral Conjuntos, em João Pessoa.