Comunicação oficial do Arcebispo

02/03/2018 - Sobre criação de Foranias e outros assuntos

O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap., ouvindo o Conselho Presbiteral, na reunião do dia 28 de fevereiro de 2018, decidiu o seguinte:

1) Criar na Arquidiocese da Paraíba 9 (nove) Foranias (Antes Regiões Pastorais) e nomear os respectivos Vigários Forâneos (antes Coordenadores de Regiões Pastorais), através de Decreto a ser publicado na Quinta-feira Santa, na Missa dos Santos Óleos:
Forania Centro - Vigário Forâneo: Côn. Geraldo Magela Christovam;
Forania Litoral - Vigário Forâneo: Pe. Carlos Vieira de Sousa;
Forania Várzea - Vigário Forâneo: Pe. Manoel Natalino Marques;
Forania Vale do Mamanguape - Vigário Forâneo: Pe. José Alves de Oliveira;
Forania Urbana Sul - Vigário Forâneo: Pe. Pedro Geraldo Targino da Cunha;
Forania Praia Norte - Vigário Forâneo: Mons. Robson Bezerra de Mello;
Forania Praia Sul - Vigário Forâneo: Pe. Marcondes Silva Meneses;
Forania Conjuntos - Vigário Forâneo: Pe. Fábio de Carvalho Galdino;
Forania Agreste - Vigário Forâneo: Côn. Dorgival Vicente Ferreira.

2) O Pe. José Romualdo de Oliveira foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Santa Rita (PB), que está sem padre desde a renúncia do Frei José Adriano Gomes da Silva, O.Carm. Agradecemos o empenho do Frei Adriano. A Posse será depois da Páscoa.

3) O Pe. Antônio Souza da Silva foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Mataraca (PB), em substituição ao Pe. Deivson Silva de Santana, que irá para a Capelania Militar.

4) O Diác. Gerson Nóbrega Moura Júnior já recebeu o indulto de desligamento do mosteiro, da Congregação da qual faz parte, e será incardinado na Arquidiocese da Paraíba. Sua ordenação presbiteral será no dia 25 de maio de 2018, às 19h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.

5) O Diác. Marinalvo Sandro dos Santos será ordenado presbítero no dia 25 de maio de 2018, às 19h, na Catedral.

6) O seminarista José Adriano Brasil (membro da Comunidade Doce Mãe de Deus) será ordenado Diácono na Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Geisel, em João Pessoa - data a combinar.

7) O Arcebispo publicará Decreto de Regulamentação do Ministério Diaconal, esclarecendo vários aspectos de tão importante Ministério na nossa Igreja Particular, estruturando o presente e prevenindo o futuro.

8) O Pe. Dalmo Radimack da Silva pediu afastamento do Ministério Sacerdotal. Sua solicitação foi acolhida pelo Arcebispo e terá início o processo que será encaminhado para a Congregação do Clero.

9) O Pe. Givanaldo Ferreira da Costa, da Diocese de Cajazeiras (PB), foi acolhido pela Arquidiocese para um Ano Sabático. Desenvolverá atividades na Comunidade Filhos da Misericórdia e estará à disposição de eventuais paróquias que solicitem seu serviço ministerial.