29ª Romaria da Guia em Lucena

09/10/2018 - Caminhada começa às 4h

Nesta sexta-feira, 12 de outubro de 2018, ocorre a 29ª edição da Romaria da Guia, na cidade de Lucena/PB. A Festa da Guia é realizada há mais de 100 anos, mas a Romaria só começou a partir de 1990. Muitos fiéis participam da caminhada do Centro de Lucena até o Santuário na zona rural do município, no litoral norte da Paraíba. O percurso da Romaria é de aproximadamente 10km do centro da cidade de Lucena até o Santuário e atrai participantes de todas as regiões da Paraíba e de Estados vizinhos.

O Santuário da Guia

Os carmelitas chegaram à Paraíba em 1591. Depois de fundarem o convento e a igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro de João Pessoa, eles iniciaram uma missão ao norte do Rio Paraíba, no alto de uma colina, local onde existia uma povoação indígena, para realizar um trabalho social e catequético com os nativos. A construção da igreja de Nossa Senhora da Guia teve início no final do século XVI e foi concluída na segunda metade do século XVIII. É uma construção sólida em pedra calcária, com um efeito plástico que caracteriza o estilo barroco tropical (uma das únicas do gênero no Brasil). Já no interior da igreja há obras de arte no estilo rococó. Com a saída dos carmelitas, em meados do século XIX, o Santuário ficou em ruínas e o convento foi demolido, ficando apenas os alicerces e as amarrações do telhado. Na década de 80 do século passado, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) restaurou a igreja e reurbanizou toda a área adjacente do prédio, recuperando as características do Santuário de Nossa Senhora da Guia nos tempos do período colonial. Atualmente o Santuário é administrado por frades carmelitas.

PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA (12/10)

4h: Concentração e saída em Romaria da Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino, no Centro de Lucena, até o Santuário.

8h: Missa campal no pátio do Santuário da Guia presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson

Mais informações:
Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino
Rua Américo Falcão, s/n - Centro
58315-000 - Lucena (PB) - Tel. 3293-1263
Pároco: Frei Rômulo Davi da Silva, O.Carm.
Vigários Paroquiais: Frei José Adriano Gomes da Silva, (Prior) e Frei Fábio Rodrigues da Silva, O Carm.
Diác. Eduardo Jorge de Aquino Lima

Santuário Nossa Senhora da Guia
Fazenda da Guia, s/n - Povoado da Guia
58315-000 - Lucena (PB)
Reitor: Frei Rômulo Davi da Silva, O. Carm.