“A Romaria da Penha traz várias expressões da fé”, diz padre coordenador


 12/11/2018 - A Romaria é dia 24 de novembro

Realizada há 255 anos, a Romaria da Penha é realizada sempre na noite do último sábado entrando pela madrugada do último domingo de novembro. Este ano será dias 24 e 25 de novembro, com a expectativa de levar às ruas de João Pessoa mais de 500 mil pessoas. O Padre Adriano da Silva, um dos organizadores da Romaria, conta que o planejamento começa sempre no início do ano, formando comissões e distribuindo atividades “A partir dessas comissões, nos reunimos com as equipes que trabalham no Santuário e depois com os órgãos municipais e estaduais, que são colaboradores diretos para que a Romaria aconteça”, explica o padre.

Ao longo da Romaria é possível encontrar pessoas de vários credos e religiões participando da caminhada, que também se tornou parte da agenda cultural de João Pessoa. “A Romaria da Penha também transcende esse universo católico, e hoje é esse momento onde todos que estão participando tem a oportunidade de agradecer a Deus. Alí é um ambiente de várias experiências de fé, que vivem o respeito, a fraternidade e a solidariedade, ou seja, tudo aquilo que é do desejo de Deus”, afirma o sacerdote.

Este ano, o tema da Festa e da Romaria de Nossa Senhora da Penha é: “Maria, Mãe dos leigos e leigas na Igreja, ajuda-nos a superar a violência e construir um mundo de paz”. “A partir desse tema nós queremos refletir sobre a violência e suas consequências na sociedade, e não só refletir, mas a partir de gestos concretos, superamos essa mácula que está tão presente na sociedade. Então, quem é romeiro de Nossa Senhora da Penha, sabe que a Virgem Maria é a Senhora da Paz e nos auxilia a encontrar caminhos para superar a violência”, afirma o Padre Adriano.

Ao todo, cerca de 1500 pessoas trabalham na organização da Romaria, divididas em equipes de coordenação, de apoio, de Liturgia, do andor e de coleta. A Romaria também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba, através de órgãos como Secretaria de Segurança Pública, Semob, Sedurb, Emlur e equipes médicas. E ainda tem o apoio de empresas privadas e dos meios de comunicação. 


Assessoria de Imprensa e Comunicação da Arquidiocese da Paraíba

Contatos

  •  Endereço: Palácio do Carmo - Praça Dom Adauto, s/n
    Centro - João Pessoa (PB)
  •  Fone:(83) 3133-1000
  •  E-mail: curia@arquidiocesepb.org.br

Mídias Sociais

Facebook Instagram

© Mitra Arquidiocesana da Paraíba – Todos os direitos reservados