Arquidiocese da Paraíba participa da JMJ 2019

18/01/2019 - Um grupo de Cabedelo viaja hoje ao Panamá

De 22 a 27 de janeiro de 2019, será realizada no Panamá a Jornada Mundial da Juventude. O tema desta JMJ será “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”. Jovens de todos os lugares do mundo se preparam para essa jornada e aqui, na Arquidiocese da Paraíba, um grupo já finaliza os últimos detalhes para seguir viagem ao Panamá.

Regina, Hermano, Patrícia, Isabela e Juliana, são paroquianos de Nossa Senhora de Nazaré, que fica na cidade de Cabedelo/PB. O grupo já se articulava há algum tempo e foi preciso muito esforço, fé e vontade para superar alguns empecilhos pelo caminho. “Nosso grupo era maior e foi formado depois que voltei da JMJ Rio.Eu e mais dois amigos lançamos a ideia e formamos o grupo. Originalmente éramos 15, mas as dificuldades financeiras foram surgindo e os demais foram desistindo”, conta Regina.

Dentre as muitas reuniões realizadas pelo grupo o pensamento era o mesmo: vivenciar a experiência de mais uma jornada e intensificar esse diálogo com a igreja. Patrícia conta que foi uma caminhada árdua no início, “Com o desejo de participar desta jornada, começamos a vender tapioca após as missas dominicais, vendemos dindin, água e fizemos rifas. Foi uma caminhada de dois anos até realizarmos nossas inscrições”, disse ela.

Em seu tradicional vídeo de motivação para a JMJ, o Papa Francisco pede que a juventude se coloque a serviço do próximo, realizando a verdadeira prática cristã. “Colocar-se a serviço do próximo não significa somente estar prontos para a ação. É preciso também dialogar com Deus, numa atitude de escuta, como fez Maria. Ela ouviu o que o Anjo dizia e depois respondeu”, ressaltou o Papa.

Hermano afirmam que um evento como a JMJ aproxima os fiéis cada vez mais do diálogo com o Cristo e com a igreja, “ A JMJ renova as forças, a esperança e obtém um sentimento de maior pertencimento a nossa igreja. Além de perceber outros meios de anunciar e praticar a boa nova”, disse ele. Já Isabela, que está participando pela primeira vez da Jornada, diz estar esperando um evento único, “Eventos assim trazem a vivência de algo extraordinário, que acrescentará espiritualidade e será único, pois é o momento de nos aproximarmos de Deus”.