Festa de Santo Expedito 2016

18/04/2016 - O santo das causas urgentes e impossíveis

Nesta terça-feira, dia 19 de abril, é comemorado o dia de Santo Expedito - o santo das causas urgentes e impossíveis. Às 18h30 começa a Procissão saindo do 5º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Valentina Figueiredo, na Capital. A caminhada será até à Igreja Matriz da Paróquia Santíssima Trindade, também no Valentina, onde uma Missa vai ser celebrada pelo Pároco, Cônego Monsenhor Ednaldo Araújo dos Santos. A igreja tem no seu interior uma imagem de Santo Expedito, que também é o padroeiro dos militares.

Sobre Santo Expedito:
Era militar e, um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. O espírito do mal apareceu para ele em forma de corvo e lhe falou: “Cras, Cras, Cras”, palavra latina que quer dizer amanhã, isto é, deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie a sua conversão!

Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o gritando: “Hodie”, que quer dizer hoje: “Nada de protelações. É para já”! Por isso que Santo Expedito é sempre invocado nos casos que exigem solução imediata, nos negócios urgentes e que qualquer demora poderia causar grande prejuízo. Santo Expedito não adia o seu auxílio para amanhã. Ele atende hoje mesmo, ou na hora em que precisamos de sua ajuda. Mas ele espera que também nós não deixemos para amanhã nossa conversão.

Cristão convertido, assim como toda a sua tropa, Expedito foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo especial do ódio do imperador. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado pela espada. Ele foi martirizado na Armênia.

As imagens do Santo apresentam Expedito com traje de legionário, vestido de túnica curta e de manto. Em uma mão sustenta uma palma e na outra uma cruz que ostenta em letras visíveis a palavra “Hodie”. Pisa com o pé vitorioso um corvo que se consome lançando seu grito habitual “Cras”.