Oração pelo Brasil!

19/05/2016 - Comunicado do Conselho Episcopal de Pastoral - Regional NE2

O Conselho Episcopal de Pastoral do Regional NE II da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, composto pelas Províncias Eclesiásticas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, aprova um Dia de Oração e Penitência pelo nosso País. A iniciativa justifica-se diante da situação política, econômica e social que o País atravessa. A data proposta é a Solenidade de Corpus Christi, o próximo dia 26 de maio.

Na Arquidiocese da Paraíba, o arcebispo recomenda que durante as tradicionais Celebrações Eucarísticas e as Procissões com o Santíssimo Sacramento, os padres e as lideranças leigas enalteçam a necessidade do povo orar permanentemente por todos os que nos representam nas funções públicas dos Poderes Constitucionais.

Que todos sejam iluminados para que governem com justiça e equidade, segundo a exortação do apóstolo; “Que se façam pedidos, orações, súplicas e ação de graças por todos os que têm autoridade, a fim de que levemos uma vida calma, serena, com toda piedade e dignidade. Eis o que é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (cf. Epístola a Timóteo 2, 1 - 4).

João Pessoa, 19 de maio de 2016.

Oração pela Pátria (a ser propagada no Dia 26 de maio, Corpus Christi)

Ó Deus, nosso Pai de amor e bondade, nós vos bendizemos e agradecemos pela inefável presença de vosso Filho, Jesus Cristo em meio a nós, por sua Palavra e pela Eucaristia, pão repartido para a vida do mundo. Inspirados pelo exemplo da vida partilhada, a vós nós elevamos as nossas preces cheios de esperança, almejando dias melhores para o nosso povo e nossa Pátria.

Que possamos superar a crise ética, a corrupção financeira, a decadência moral, cujas conseqüências nos tentam à desconfiança mútua e ao descrédito das instituições. Há jovens, pais e mães de família, cheios de vontade de trabalhar com brio e honestidade, fortalecer os vínculos familiares, colaborar na construção da cidade e da nação.

Nossa agenda positiva visa formar homens e mulheres de bem, integrar esforços, somar forças, erradicar as divisões, encurtar as distâncias, reconhecer as diferenças, reconciliar afastados, edificar pontes de solidariedde, abater muros de ódios e vinganças.

Suscitai lideranças serviçais, como dignos representantes do povo, para que governem com justiça e equidade. Inspirados na partilha do pão da palavra, do pão da vida e do pão de cada dia, nós nos propomos com a vossa graça, contruir ambientes de união e de paz, promovendo a união nas nossas famílias contruindo na contrução de uma sociedade justa e fraterna. Dai ao povo brasileiro, por vós abençoado, paz constante e prosperidade completa!

† Dom Aldo di Cillo Pagotto, sss
Arcebispo Metropolitano da Paraíba