Quinta-feira Santa

16/04/2014 - Programação da Catedral

Programação da Quinta-feira Santa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa.
Dia 17 de abril (Quinta-feira Santa):
8h: Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos.
17h: Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés.
Em seguida: Adoração ao Santíssimo Sacramento.
21h: Procissão do Silêncio, saindo da Catedral até a igreja do Carmo.

Na Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos, presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, ocorre a renovação das promessas sacerdotais (os padres refazem os votos de compromisso sacerdotal: obediência aos dogmas católicos, ao celibato...). O Arcebispo realiza a bênção dos óleos que vão ser usados nas paróquias para ministrar os sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.
Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés: através da Santa Ceia o pão torna-se o Corpo e o vinho torna-se o Sangue de Jesus. Eles são repartidos celebrando a memória e a caridade de Cristo. O Lava-pés relembra o gesto de Jesus que lavou os pés dos discípulos num sinal de humildade, solidariedade e igualdade entre os homens.

PASCOM
Pastoral da Comunicação da Arquidiocese da Paraíba