Programação de encerramento da Festa das Neves 2017

04/08/2017 - Solene Concelebração de manhã e Missa e Procissão à tarde

Neste sábado, 5 de agosto, é o dia de Nossa Senhora das Neves: padroeira de João Pessoa e do estado da Paraíba. A programação de encerramento da parte religiosa da 432ª Festa das Neves 2017, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, é a seguinte:

9h: Solene Concelebração Eucarística, durante a qual o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, receberá a imposição do Pálio Arquiepiscopal das mãos do Núncio Apostólico no Brasil (que é o representante do Papa aqui no País), Dom Giovanni d’Aniello. Lembrando que Dom Delson recebeu o Pálio do Papa Francisco no último dia 29 de junho. Mas a imposição, ou seja, o primeiro uso no paramento, será neste dia 5.

Sobre o Rito de Imposição do Pálio:
O Arcebispo dirige-se ao Núncio Apostólico e, de joelhos, diante dele, que está sentado e de mitra, emite a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Depois, o Núncio recebe do Diácono o Pálio e o impõe sobre os ombros do eleito, dizendo a fórmula que está contida no Cerimonial dos Bispos (n. 1154). O Arcebispo, de mitra e báculo, dirige-se a sua cátedra, onde recebe o cumprimento dos irmãos no Episcopado. Em seguida, omitido o Ato Penitencial, o Arcebispo entoa o Hino de Louvor, e a Missa prossegue como de costume.

15h: Recitação do Santo Terço, organizado pelo Terço dos Homens.

16h: Santa Missa de encerramento da Festa, presidida por Dom Delson, seguida de Procissão pelas ruas centrais de João Pessoa.

O tema da Festa deste ano é: “Maria, Mãe da Divina Caridade”.

ATENÇÃO IMPRENSA:
Para a Solene Concelebração não haverá credenciamento específico para a imprensa. Todos, desde que estejam devidamente identificados, vão ter acesso à Catedral. Mas, por causa das limitações de espaço físico, algumas restrições estão sendo colocadas pela equipe de organização. Haverá um espaço específico, e único, para toda a imprensa, dentro da igreja. Será um espaço pequeno, mas o maior possível diante de todos os espaços que vão estar ocupados. Será um lugar privilegiado de frente para o púlpito onde devem ser feitos os principais pronunciamentos. Esse espaço será bem perto do altar. Pedimos a compreensão e colaboração de todos para melhor uso deste espaço - um contribuindo com o outro para melhor trabalho de todos. Fora este lugar, não será permita a presença da imprensa em nenhum outro canto perto do altar na Catedral. Mais uma vez pedimos a compreensão de todos para essas restrições, que são necessárias para que tudo ocorra bem na Celebração. Pedimos que as equipes já levem baterias e extensões elétricas, além de mídias e demais equipamentos necessários para o trabalho de cada um, para o espaço reservado, para evitar um entra-e-sai que possa atrapalhar a Celebração. No fim da Celebração, Dom Delson, no presbitério, vai atender à imprensa.